Prótese dentária
A prótese dentária é a parte visível do dente a ser restaurada ou reabilitada. É colocado sobre o implante ou sobre os dentes originais. No caso de dentes perdidos ou em falta, a opção mais comum atualmente é a colocação de uma raiz artificial de titânio (implante) juntamente com a parte protética que irá efetivamente substituir o dente ou peças perdidas, mas existem diferentes tipos de próteses dentárias: fixadas em implantes ou peças naturais esculpidas, removíveis e/ou híbridas.
Vantagens
Restaure a estética do seu sorriso
Mastigar de novo com confiança
Restaurar a funcionalidade à sua boca
O que é uma prótese dentária?
Uma prótese dentária é um elemento artificial concebido para restaurar a anatomia de um ou mais dentes em falta, bem como para restaurar a altura ideal entre o maxilar superior e a mandíbula.
O principal objetivo das próteses dentárias é o de restaurar a funcionalidade da boca:
Mastigar
A engolir
Fonética
Estética
Que tipos de próteses dentárias existem?
Existem vários tipos de próteses dependendo do seu sistema de ancoragem ou retenção.
Próteses dentárias fixas
É colocada sobre dentes naturais ou sobre implantes. É qualquer prótese que não possa ser removida pelo paciente. É muito semelhante aos dentes naturais.
A prótese removível
Pode ser sobre dentes naturais ou sobre implantes. A sua principal vantagem é que pode ser removido pelo paciente sem necessidade de visitar o dentista. Pode ser uma prótese removível parcial ou completa. Uma prótese parcial completa substitui todas as peças dentárias.
Características das próteses dentárias
Deve ser funcional: permitir uma fonação e mastigação corretas.
Deve ser estética: Imitar os outros dentes em tamanho, forma e sombra.
Deve ter retenção suficiente para não ficar desalinhado durante a mastigação e a fonação.
Não deve danificar os dentes vizinhos.
O objetivo é tornar a nova mordida mais estável e, portanto, mais saudável.
Vantagens da prótese dentária
Todas as próteses dentárias têm a vantagem de poder substituir os dentes perdidos e recuperar a funcionalidade perdida.
A função mastigatória é restaurada, o que significa que poderá comer normalmente, melhorando assim a tonificação dos músculos, reduzindo os problemas articulares e melhorando a saúde gástrica.
A função fonética e estética é muito melhorada, uma vez que, tendo dentes, a pronúncia das palavras é muito mais clara e melhor compreendida.
A dimensão vertical (altura desde a ponta do nariz até ao queixo), que se tinha perdido devido à ausência de dentes, é recuperada; isto manifesta-se sob a forma de rugas na zona peri-lábica e depressões nos lábios, dando a impressão de envelhecimento prematuro. Ao recuperá-la, não só recuperamos a dimensão vertical, como também recuperamos o tom dos músculos peri-labiais e labiais, fazendo-nos parecer muito mais jovens.
Atingimos a estabilidade e retenção recomendadas, o que lhe permitirá desempenhar as suas próprias funções.
Preservamos as estruturas do sistema mastigatório, prevenindo a sua possível deterioração.
Fonte: vitalmed