Si alguien pregunta sobre el aspecto más notable del trabajo de Charles Darwin, cualquier persona responderá que es la teoría de la evolución. Sin embargo, esa no fue la sua única contribuição. Este inglês profusamente barbudo, tão popular no século XIX, também escreveu a teoria da resposta facial. E diz que o ato de sorrir nos faz sentir melhor, virando assim a sua cabeça para o pensamento de que sorrir é o resultado de se sentir bem”.
Darwin recorre à investigação de Guillaume Duchenne, um neurologista francês que utilizou choques eléctricos nos músculos faciais para induzir e estimular sorrisos.
”
Como Darwin previu, o sorriso tem muitos outros benefícios. O sorriso desestressa-nos, melhora a nossa auto-estima, previne a depressão, reduz o nosso stress ou fortalece o nosso sistema imunitário.
Sorrindo em números
Com tantos benefícios, seria bom perguntarmo-nos o quanto sorrimos todos os dias. O empresário Ron Gutman revê na sua conferência TED vários estudos sobre o sorriso. Gutman afirma que um terço de nós sorri mais de 20 vezes por dia enquanto menos de 14% sorri menos de 5 vezes. Na liderança deste ranking de sorrisos estão as crianças, que sorriem 400 vezes por dia.
A maneira mais rápida de se aproximarem uns dos outros
Diferentes estudos têm salientado que uma pessoa sorridente gera mais confiança na outra pessoa. O psicólogo e perito em inteligência emocional Daniel Goleman salientou que “o riso pode ser a distância mais curta entre dois cérebros, provocando um contágio irreprimível que estabelece um laço social imediato”.
Esta declaração tem uma base verificável, pois a Universidade de Harvard demonstrou que se uma pessoa estiver feliz, há uma probabilidade 25% maior de que as pessoas à sua volta retomem o seu estado de espírito.
Efeitos na nossa saúde
O nosso bem-estar emocional tem uma relação íntima com a nossa saúde física. É por isso que os sorrisos são um grande aliado se quisermos sentir-nos bem a todos os níveis. Vamos rever alguns dos benefícios do sorriso:
O sorriso relaxa os nossos músculos e alivia a dor. Isto é causado pelas endorfinas que libertamos, que atuam como analgésicos naturais no nosso corpo.
O aumento das endorfinas reduz o cortisol, que é popularmente conhecido como a hormona do stress.
Regula o ritmo cardíaco e melhora a nossa oxigenação à medida que eliminamos o ar viciado e trazemos novo oxigénio para o corpo.
Fortalece o sistema imunitário: por vezes este sistema é limitado na sua capacidade de reagir pela grande quantidade de hormonas causadas pelo stress e sentimentos negativos.